Agendar Consulta com Dentista Agora!

Periodontia

A Periodontia é o ramo da Odontologia que previne e trata das doenças do tecido de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como gengivite ou periodontite.

Gengivite

É a doença periodontal que se limita à gengiva, que inflama devido a presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento. Normalmente com uma visita ao dentista para a profilaxia, uma correta escovação e uso de fio/fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes ainda não foram atingidos.

Periodontite

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença, o osso vai sendo reabsorvido devido a infecção.

A gengiva “desloca” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratar a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde bucal.